Divisão de Sistemas

A Divisão de Sistemas é unidade de apoio administrativo, subordinada à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como objetivo principal realizar a gestão dos sistemas desenvolvidos internamente ou adquiridos pela instituição, bem como a gestão de sua arquitetura de software e de desenvolvimento de sistemas de informação.

Titular da Unidade

Renato César Ferraz Marcolino Bezerra

Substituto legal: Thiago de Vasconcelos Passos

dsist@trt6.jus.br

Fone: (81) 3428-0549 / 3428-2927

Atribuições e Competências

  • zelar pela execução e aprimoramento do macroprocesso de software;

  • planejar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas de informação;

  • estabelecer planos e metas, analisar o resultado de indicadores, aplicar correções, propor treinamentos, padronizar boas práticas, com vistas à melhoria contínua do macroprocesso de software e processos relacionados de análise e especificação de requisitos, desenvolvimento, aquisição, implantação, sustentação, configuração e descontinuidade de sistemas de informação;

  • apoiar a formulação de políticas, diretrizes, metodologias, normas e procedimentos a serem propostas pela STIC, relacionadas à sua área de competência;

  • definir e aprimorar as arquiteturas de software e de desenvolvimento, para aumentar a eficiência no processo de software e a qualidade dos produtos e serviços produzidos, por meio de padronização, facilidade de manutenção e reutilização de artefatos e componentes de software;

  • acompanhar todo o ciclo de vida dos projetos relacionados a produtos de software;

  • apoiar o desenvolvimento, implantação e revisão dos planos de contingência e de continuidade operacional relativos aos serviços essenciais de TIC;

  • planejar, coordenar e dirigir as atividades relacionadas ao desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, atuando de forma alinhada às boas práticas consolidadas de governança e gestão de TIC;

  • coordenar as unidades que lhes são subordinadas durante a execução de atividades e projetos, mediante a definição de papéis e responsabilidades, zelando pela harmonia e o bom relacionamento entre as equipes.

Unidades da Divisão de Sistemas

Seção de Administração de Dados

A Seção de Administração de Dados é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Sistemas, que tem como objetivo principal definir, documentar e manter a arquitetura de dados da instituição com a finalidade de subsidiar o tribunal de informações gerenciais e estratégicas para tomadas de decisão.


À Seção de Administração de Dados compete:

  • definir, documentar e manter a arquitetura de dados;

  • realizar a gestão de soluções de apoio à decisão, com o objetivo de subsidiar informações gerenciais e estratégicas para tomadas de decisão;

  • assegurar a conformidade dos sistemas de informação com a arquitetura de dados definida;

  • apoiar as demais unidades da Divisão de Sistemas na elaboração dos modelos lógicos e físicos de dados;

  • planejar e executar as rotinas de extração, transformação, migração e carga de dados;

  • atender as demandas de informações, suprindo temporariamente relatórios não previstos nos sistemas de informação;

  • apoiar a Divisão de Sistemas na correção de eventuais inconsistências nos dados dos sistemas em produção; e

  • apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Sistemas.

Seção de Análise e Especificação de Sistemas

A Seção de Análise e Especificação de Sistemas é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Sistemas, que tem como objetivo principal planejar e coordenar as ações para análise de requisitos, homologação e suporte especializado nos sistemas de informação, considerando o processo de desenvolvimento de software, as direções tecnológicas, a arquitetura de TIC e os objetivos estratégicos da instituição.


À Seção de Análise e Especificação de Sistemas compete:

  • apoiar a Divisão de Sistemas na definição, implantação, execução, avaliação e evolução do processo de análise de requisitos e gerenciamento de projetos de software;

  • analisar e diagnosticar, em conjunto com a área requisitante, os processos de negócio do Tribunal, com vistas ao desenvolvimento ou manutenção de sistemas de informação;

  • transformar as necessidades e expectativas das partes interessadas em requisitos para a solução a ser implementada, respeitando os processos de negócio e definindo os critérios de aceitação e validação dos sistemas;

  • acompanhar a implantação e homologação dos sistemas junto aos usuários, assegurando que as funcionalidades desenvolvidas estejam em conformidade com as necessidades do demandante;

  • apoiar capacitações para os sistemas que fazem parte do catálogo de serviços de TIC;

  • revisar e validar a documentação necessária para disseminação do conhecimento das funcionalidades dos sistemas que fazem parte do catálogo de serviços de TIC;

  • apoiar a Central de Serviços de TIC na solução de requisições, incidentes e problemas relativos aos sistemas de informação, conforme fluxo e atividades definidas no processo de atendimento ao usuário de TIC; e

  • apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Sistemas.

Seção de Desenvolvimento de Softwares Administrativos

A Seção de Desenvolvimento de Softwares Administrativos é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Sistemas, que tem como objetivo principal o desenvolvimento ou a evolução de soluções de sistema de informação que atendam aos requisitos de negócio definidos, tendo como resultado produtos de software ou componentes de produtos para a área administrativa do Tribunal, considerando a arquitetura de software e de desenvolvimento de sistemas de informação.


À Seção de Desenvolvimento de Softwares Administrativos compete:

  • desenvolver novos ou evoluir produtos de software para a área administrativa, em conformidade com os padrões definidos no processo de desenvolvimento de software;

  • planejar as entregas do software em desenvolvimento, de acordo com os ciclos de liberação estabelecidos;

  • estabelecer e manter planos para gerenciar, monitorar e controlar as atividades de testes;

  • executar os testes planejados, para garantir a qualidade do produto de software desenvolvido, com registro do resultado;

  • produzir a documentação necessária para disseminação do conhecimento das funcionalidades, bem como para a configuração e instalação dos sistemas desenvolvidos;

  • fornecer estimativas de esforço, prazo, custo e alocação de recursos humanos para o desenvolvimento e evolução dos produtos internos de software, de acordo com a técnica de estimativa definida;

  • realizar a análise e o projeto dos componentes dos sistemas de software;

  • efetuar as medições de produtividade e qualidade no desenvolvimento e manutenção interna dos softwares;

  • apoiar a Central de Serviços de TIC na solução de requisições, incidentes e problemas relativos aos sistemas de informação, conforme fluxo e atividades definidas no processo de atendimento ao usuário de TIC;

  • apoiar a Seção de Desenvolvimento de Softwares Judiciais na produção de sistemas de competência daquela unidade, quando autorizado pela Divisão de Sistemas; e

  • apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Sistemas.

Seção de Gestão de Configuração de Software

A Seção de Gestão de Configuração de Software é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Sistemas, que tem como objetivo principal estabelecer e manter a integridade dos produtos de software, utilizando identificação, controle e auditorias de configuração.


À Seção de Gestão de Configuração de Software compete:

  • estabelecer, manter e revisar o processo de gestão de configuração de software para controlar os produtos de software desenvolvidos ou manutenidos;

  • gerenciar o repositório de configuração relativo aos artefatos produzidos durante o desenvolvimento ou a manutenção dos produtos de software;

  • controlar as alterações dos softwares desenvolvidos ou manutenidos;

  • assegurar a integridade dos itens de configuração dos projetos de software;

  • realizar a implantação dos produtos de software nos ambientes de teste e homologação, em conformidade com os processos de gestão de configuração e de mudanças;

  • realizar capacitação e orientar o uso do processo de gestão de configuração de software; e

  • apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Sistemas.

Seção de Sustentação de Sistemas

A Seção de Sustentação de Sistemas é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Sistemas, que tem como objetivo principal a aplicação de melhorias e otimizações, bem como a evolução e a correção de defeitos em sistemas ou componentes desenvolvidos, considerando a arquitetura de software e de desenvolvimento de sistemas de informação.


À Seção de Sustentação de Sistemas compete:

  • realizar manutenções corretivas, evolutivas ou adaptativas nos produtos de software, seguindo os padrões definidos no processo de sustentação de software;

  • solucionar requisições, incidentes e problemas relativos aos sistemas de informação, com observância do processo de atendimento e níveis de serviços acordados;

  • realizar a triagem e encaminhamento dos incidentes dos sistemas de informação que compõem o catálogo de serviços de TIC;

  • planejar as entregas das manutenções de software, de acordo com os ciclos de liberação estabelecidos;

  • executar testes dos softwares manutenidos, para garantir a qualidade das

  • entregas;

  • realizar a análise e o projeto dos componentes dos sistemas de software;

  • efetuar as medições de produtividade e qualidade no desenvolvimento e manutenção interna dos softwares; e

  • apoiar as atividades das outras áreas de sistemas, com a devida autorização da Divisão de Sistemas; e

  • apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Sistemas.

Seção de Desenvolvimento de Sistemas Judiciais

A Seção de Desenvolvimento de Sistemas Judiciais é unidade de apoio administrativo, subordinada ao Núcleo de Sistemas Judiciais, que tem como objetivo principal o desenvolvimento ou a evolução de soluções de sistema de informação que atendam aos requisitos de negócio definidos, tendo como resultado produtos de software ou componentes de produtos para a área judiciária do Tribunal, considerando a arquitetura de software e de desenvolvimento de sistemas de informação.


À Seção de Desenvolvimento de Sistemas Judiciais compete:

  • desenvolver novos ou evoluir produtos de software para a área judiciária, em conformidade com os padrões definidos no processo de desenvolvimento de software;

  • planejar as entregas do software em desenvolvimento, de acordo com os ciclos de liberação estabelecidos;

  • estabelecer e manter planos para gerenciar, monitorar e controlar as atividades de testes;

  • executar os testes planejados, para garantir a qualidade do produto de software desenvolvido, com registro do resultado;

  • produzir a documentação necessária para disseminação do conhecimento das funcionalidades, bem como para a configuração e instalação dos sistemas desenvolvidos;

  • fornecer estimativas de esforço, prazo, custo e alocação de recursos humanos para o desenvolvimento e evolução dos produtos internos de software, de acordo com a técnica de estimativa definida;

  • realizar a análise e o projeto dos componentes dos sistemas de software;

  • efetuar as medições de produtividade e qualidade no desenvolvimento e manutenção interna dos softwares;

  • apoiar a Central de Serviços, quando solicitado, na solução de requisições, incidentes e problemas relativos aos sistemas de informação;

  • apoiar a Seção de Desenvolvimento de Softwares Administrativos na produção de sistemas de competência daquela unidade, quando autorizado pela Divisão de Sistemas; e

  • apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Núcleo de Sistemas Judiciais.

Seção de Administração e Sustentação do PJe

A Seção de Administração e Sustentação do PJe é unidade de apoio administrativo, subordinada ao Núcleo de Sistemas Judiciais, que tem como objetivo principal prestar o apoio técnico à implantação e operação do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), no âmbito da Justiça do Trabalho de Pernambuco.


À Seção de Administração e Sustentação do PJe compete:

  • apoiar as implantações/atualizações do sistema PJe e de seus satélites;

  • configurar e parametrizar o PJe nas áreas do sistema que são de responsabilidade do perfil de Administrador Técnico;

  • fornecer suporte técnico especializado às funcionalidades disponíveis no sistema PJe e seus satélites;

  • detectar defeitos no sistema PJe e nos seus satélites, além de reportá-los formalmente ao CSJT;

  • apoiar as unidades da STIC com informações técnicas sobre o sistema PJe e seus satélites;

  • realizar testes no sistema PJE e seus satélites;

  • apoiar a unidade de gestão negocial, responsável pelo PJe, e-Gestão e demais satélites, com informações técnicas;

  • apoiar a Escola Judicial na capacitação de usuários em cursos do sistema PJe e seus satélites;

  • apoiar os setores de gestão do Tribunal (Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria e Gestão Estratégica) com informações e ações relativas ao PJe e seus satélites; e

  • apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade do Núcleo de Sistemas Judiciais.