Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC

A Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC é unidade de apoio administrativo, subordinada à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como objetivo principal assessorar o planejamento e a coordenação das ações relacionadas à aplicação da tecnologia da informação e comunicação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Titular da Unidade

Carlos Antônio Menezes de Albuquerque

Substituto legal: Eduardo Menezes Pires

dggovtic@trt6.jus.br

Fone: (81) 3448-3421 / 3428-0451

Atribuições e Competências

À Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC compete:

I – zelar pela execução e aprimoramento do macroprocesso de governança e de gestão de TIC;

II - promover a estratégia e as boas práticas de gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, prestando apoio aos processos de gestão e governança de TIC;

III – apoiar a definição, implantação, revisão, aperfeiçoamento, avaliação e monitoramento periódico dos princípios, diretrizes, políticas, normas, metodologias, processos, procedimentos e ferramentas, para promoção de melhorias na gestão e governança de TIC, em consonância com as diretrizes estratégicas institucionais;

IV – coordenar as atividades para elaboração e revisão do plano diretor e dos planos de ações de tecnologia da informação e comunicação;

V – monitorar a execução das iniciativas estratégicas de TIC, por meio do acompanhamento de metas, indicadores e projetos estabelecidos;

VI – zelar pela manutenção dos portfólios de demandas, projetos, processos, serviços, contratos e fornecedores de tecnologia da informação e comunicação;

VII – coordenar as atividades para elaboração da proposta orçamentária e do plano de contratações de TIC;

VIII – coordenar as atividades para definição e avaliação do macroprocesso de gestão de riscos de tecnologia da informação e comunicação;

IX – apoiar a unidade de desenvolvimento de pessoal nas atividades para definição e acompanhamento do plano anual de capacitação de tecnologia da informação e comunicação;

X - assessorar a administração e os órgãos colegiados de TIC do Tribunal em assuntos relacionados à governança e gestão de TIC, incluindo apoio no processo de tomada de decisão e suporte às reuniões desses órgãos colegiados;

XI – apoiar o desenvolvimento, implantação e revisão dos planos de contingência e de continuidade operacional relativos aos serviços essenciais de TIC;

XII – zelar pela qualidade e tempestividade das informações de TIC publicadas nos portais do Tribunal, bem como pela execução do plano de comunicação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação;

XIII – coordenar as unidades que lhes são subordinadas durante a execução de atividades e projetos, mediante a definição de papéis e responsabilidades, zelando pela harmonia e o bom relacionamento entre as equipes;

XIV - praticar em geral os atos e demais encargos que forem inerentes à Divisão e outras atribuições que lhe sejam delegadas.

Unidades da Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC

Seção de Apoio à Gestão de Segurança Cibernética

A Seção de Apoio à Gestão de Segurança Cibernética é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC, que tem como objetivo principal apoiar o estabelecimento da gestão de segurança cibernética em consonância com as diretrizes estratégicas institucionais.


À Seção de Gestão de Segurança da Cibernética compete:

I – apoiar o aprimoramento do macroprocesso de segurança da informação e proteção a dados;

II – fomentar e monitorar o cumprimento das regras de segurança cibernética estabelecidas nas políticas e normas do TRT6 e dos órgãos de controle pertinentes;

III – zelar pela execução e aprimoramento dos processos sob responsabilidade da Seção de Apoio à Gestão de Segurança Cibernética;

IV – apoiar a gestão de continuidade de serviços de TIC, a gestão de riscos de segurança cibernética e gestão de incidentes de segurança cibernética;

V – prestar apoio às atividades do Comitê Gestor de Segurança da Informação do Tribunal;

VI – atuar de forma coordenada com outras áreas nos assuntos relacionados à segurança cibernética e de informação;

VII – apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC;

VIII – praticar em geral os atos e demais encargos que forem inerentes à Seção e outras atribuições que lhe sejam delegadas.

Seção de Planejamento de TIC

A Seção de Planejamento de TIC é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC, que tem como objetivo principal apoiar a elaboração e revisão da estratégia do Plano Diretor de TIC (PDTIC), do Plano de Contratações, do Plano Orçamentário de TIC, demais planos táticos, bem como auxiliar no acompanhamento do alcance das metas, indicadores e iniciativas estratégicas de TIC.


À Seção de Planejamento de TIC compete:

I – desenvolver atividades relacionadas à elaboração e revisão do PDTI, além dos planos táticos e de ações para execução da estratégia do Tribunal;

II – monitorar a execução da estratégia de TIC do Tribunal, por meio do acompanhamento das metas e indicadores estabelecidos;

III – realizar as atividades de apoio para definição e monitoramento do plano anual de capacitação de TIC do TRT6;

IV – desenvolver atividades relacionadas à elaboração, monitoramento e revisão da proposta orçamentária e do plano de contratações de soluções de tecnologia da informação e comunicação;

V – definir e monitorar o processo de trabalho de contratações de TIC;

VI – executar as atividades de gestão do portfólio de contratos e fornecedores de produtos e serviços de TIC;

VII – auxiliar na elaboração da proposta orçamentária de TIC;

VIII – monitorar a execução orçamentária de TIC;

IX – apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC;

X – praticar em geral os atos e demais encargos que forem inerentes à Seção e outras atribuições que lhe sejam delegadas.

Seção de Portfólio de Projetos de TIC

A Seção de Portfólio de Projetos de TIC é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC, que tem como objetivo principal apoiar e monitorar a execução da estratégia de TIC por meio do acompanhamento do portfólio de projetos e ações de TIC.


À Seção de Gestão de Portfólios de Projetos de TIC compete:

I – monitorar a execução da estratégia de TIC, por meio do acompanhamento dos projetos e ações de TIC estabelecidos;

II – desenvolver as atividades para definição, avaliação e evolução da metodologia de gerenciamento de programas e projetos de TIC;

III – zelar pela correta utilização da metodologia de gerenciamento de programas e projetos de TIC, promovendo a gestão do conhecimento da área e fornecendo apoio e assessoramento técnico necessário às equipes dos projetos de TIC;

IV – avaliar a conformidade dos projetos e ações de TIC, verificando se os gerentes de projetos estão adotando os modelos, ferramentas e processos de gestão de projetos estabelecidos;

V – orientar e supervisionar as atividades de gerenciamento dos portfólios de demandas, programas e projetos de tecnologia da informação e comunicação;

VI – apoiar o escritório de projetos institucional no acompanhamento dos programas e projetos de TIC de grande relevância institucional;

VII – prestar apoio operacional às atividades do Comitê de Governança de TIC e do Comitê de Gestão de TIC do Tribunal;

VIII – apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC;

IX – praticar em geral os atos e demais encargos que forem inerentes à Seção e outras atribuições que lhe sejam delegadas.

Seção de Qualidade e Processos de TIC

A Seção de Qualidade e Processos de TIC é unidade de apoio administrativo, subordinada à Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC, que tem como objetivo principal avaliar objetivamente a aderência dos processos de TIC com relação à descrição, padrões e procedimentos, apontando as não-conformidades, com vistas à melhoria contínua dos processos.


À Seção de Qualidade e Processos de TIC compete:

I – gerir e aprimorar a gestão de processos de TIC e seus indicadores relacionados;

II – apoiar as equipes de TIC na modelagem, implantação, manutenção e evolução dos processos de TIC, alinhados com as melhores práticas do mercado e regulamentações;

III – manter o Escritório de Processos de Trabalho de TIC, desenvolvendo ações para melhoria contínua dos processos e serviços de TIC, mediante a aplicação de modelo de gestão de qualidade;

IV – avaliar sistematicamente os processos de TIC, verificando a aderência dos procedimentos e padrões adotados, bem como identificando e documentando as não conformidades;

V – fornecer informações sobre os resultados das avaliações dos processos de TIC e acompanhar ações corretivas e evolutivas até suas conclusões;

VI – gerenciar o monitoramento de indicadores destinados a prover a melhoria contínua dos processos de TIC;

VII – apoiar a Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC no gerenciamento das atividades relacionadas a auditorias no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação;

VIII – apoiar a gestão e fiscalização dos contratos sob responsabilidade da Divisão de Apoio à Gestão e Governança de TIC;

IX – praticar em geral os atos e demais encargos que forem inerentes à Seção e outras atribuições que lhe sejam delegadas.