Processos de TIC

O que é Gestão por Processos?

A Gestão de Processos da STIC significa que os processos de TIC estão sendo monitorados, avaliados e revisados, com foco na melhoria contínua e no alcance dos objetivos da organização. Uma organização voltada para processos projeta e mensura cuidadosamente seus processos, fazendo com que todos os funcionários os entendam e se responsabilizem por eles. Uma das mais visíveis diferenças da empresa orientada por processos para as estruturas convencionais é a existência do responsável pelo processo. Essa pessoa responde pelo projeto do processo, estabelecimento e também pelo treinamento das pessoas que executarão o processo.

Por que investir na gestão de Processos?

A Gestão dos Processos de TIC do TRT6 tem como objetivo a implementação de rotinas que promovam a sistematização, o monitoramento, a avaliação e a implantação de melhorias nos diferentes processos da STIC. Investir na Gestão de Processos traz inúmeras vantagens, dentre elas podemos mencionar a possibilidade de:

  • Conhecer e mapear os processos operacionais e de gestão da STIC, além de poder disseminar as informações sobre eles, o que ajuda a promover a uniformização das atividades e documentação em manuais;

  • Identificar, desenvolver e difundir internamente metodologias e melhores práticas da gestão de processos;

  • Promover o monitoramento e a avaliação de desempenho dos processos da STIC, de forma contínua, mediante a construção de indicadores apropriados;

  • Implantar melhorias nos processos, visando alcançar maior eficiência, eficácia e efetividade no seu desempenho.

Ciclo de Vida dos Processos de TIC

A seguir, estão listadas as fases do ciclo de vida de um processo organizacional de TIC, contendo a situação e a descrição respectiva.

  • Publicado: o processo foi publicado*.

  • Formalizado: o processo publicado foi formalmente instituído.

  • Executado: o processo publicado/formalizado foi implantado e está sendo executado.

  • Monitorado: o processo executado é acompanhado em sua execução e os indicadores do processo estão sendo levantados e avaliados.

  • Suspenso: houve decisão do Comitê de Gestão de TIC suspendendo a execução do processo por um período.

  • Caduco: o processo deixou de ser executado por não mais agregar valor.

* O processo publicado ainda não está formalmente instituído, nem é executado.

Material de Referência

Nesta seção são apresentados os manuais que orientam e uniformizam a modelagem de processos no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Este guia visa orientar a modelagem dos processos de TI do Tribunal Regional da Sexta Região. Os processos da STI devem seguir as Regras de Documentação de Processos.

Esse documento visa listar as regras de modelagem que devem ser obedecidas nos processos de TI do Tribunal Regional da Sexta Região.

Formalização dos Processos

Ato TRT6-GP nº 201/2016, que institui diretrizes e procedimentos para formalização e divulgação dos processos de trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Processos Organizacionais de TIC

Abaixo estão os processos organizacionais de TIC mapeados. Os links para os fluxos e avaliação estão disponíveis apenas na Intranet, para servidores do TRT6.